MÁXIMAS FILOSÓFICAS ESCRITAS DE OUTUBRO E NOVEMBRO 2020

A cada mês são publicadas três páginas do Projeto de Máximas Filosóficas, as quais são escritas e, depois, se escolhidas, podem se tornam Máximas Filosóficas em Ação, através de podcasters.

Excepcionalmente, são publicadas nesta chamada as máximas de outubro e de novembro de 2020.

Para o mês de outubro seguem três máximas da obra O que é a Filosofia Antiga? do filósofo, filólogo e historiador francês Pierre Hadot, um estudioso da Filosofia Helenística e do platonismo. Seu objetivo é resgatar a Filosofia como modo de vida através de exercícios espirituais filosóficos enquanto prática transformadora do indivíduo. E para o mês de novembro seguem algumas máximas da obra Pensamentos do filósofo francês Blaise Pascal, que também foi um grande matemático. Inventou a primeira máquina de calcular, denominada de aritmética. Colaborou para os estudos sobre fluídos. Pascal foi filósofo e físico, além de inventor.

As máximas escolhidas nos fazem refletir sobre o juízo de valor, sobre a linguagem, o discurso, a eloquência e sobre o ler e o escrever bem. Também há máximas sobre questões existenciais que abordam sobre a alegria e o tédio, além da importância da amizade em nossas vidas.

Enfim, Pascal, em seus escritos, nos faz pensar sobre a condição humana, a insuficiente condição humana…

Segue as máximas:

 

PROJETO MÁXIMAS FILOSÓFICAS II 2020 37

PROJETO MÁXIMAS FILOSÓFICAS II 2020 38

PROJETO MÁXIMAS FILOSÓFICAS II 2020 39

PROJETO MÁXIMAS FILOSÓFICAS II 2020 40

PROJETO MÁXIMAS FILOSÓFICAS II 2020 41

PROJETO MÁXIMAS FILOSÓFICAS II 2020 42

Compartilhe