Matéria sobre visita técnica de estudantes à Brasil Game Show

Alunos da Fatec Mauá fazem visita técnica à Brasil Game Show

Ação foi promovida pelo projeto DramaTech: Games, Narrativas e Tecnologia

Foto: acervo pessoal dos estudantes.

Monique Ferreira Moraes (à esquerda) e Gabriel Santana de Carvalho (ao centro) no estande da Nintendo na Brasil Game Show 2023.

 

Os estudantes Gabriel Santana de Carvalho e Monique Ferreira Moraes se dedicaram, no dia 14 de outubro, a uma visita técnica à 14ª edição da Brasil Game Show (BGS 2023), realizada no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. A ação ocorreu por intermédio do projeto de pesquisa DramaTech: Games, Narrativas e Tecnologia, coordenado pelo Prof. Dr. Lucas Martins Néia e vinculado ao curso de Informática para Negócios da Faculdade de Tecnologia de Mauá (Fatec Mauá).

 

Para Gabriel, aluno do primeiro semestre do curso de Informática para Negócios, uma das principais atrações do evento era o setor destinado a jogos digitais independentes, popularmente conhecidos como indie. “Fiquei impressionado com o Project Colonies: Mars 2120, um jogo de plataforma que explora diversos elementos de transição de câmera e destruição de cenários durante o fluxo da gameplay [jogabilidade]. Tem coisas ali que não são comuns nem em games de maior orçamento”, salienta o estudante. Gabriel também acredita que alguns projetos, mesmo em um estágio inicial de desenvolvimento, conseguem chamar atenção por já possuírem um conceito bem consolidado.

 

Já Monique, discente do segundo semestre do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma da mesma instituição, destaca o fato de muitos jogos independentes terem ganhado projeção por conta do apoio do público: “é o caso de O Enigma do Medo, desenvolvido pela Dumativa e publicado pela Nuuvem [distribuidora de games]. O jogo acabou financiado por diversos fãs de streamers e youtubers que indicaram o projeto e, nesse ano, ele era uma das principais atrações do estande da Nuuvem na BGS”. Segundo Monique, isso comprova a força e o potencial da indústria brasileira de games junto ao público nacional.

 

Outro ponto forte da Brasil Game Show, segundo os estudantes, é o espaço de convivência propiciado pelo evento. “Foi muito legal ver aquele monte de gente fantasiada de personagens célebres da cultura pop, além das disputas de cosplay julgadas por figurões da indústria de jogos. No dia em que fomos, os jurados de uma dessas competições eram simplesmente o Shawn Fonteno e o Ned Luke, dubladores do Franklin e do Michael em GTA V”, ressalta Gabriel.

 

O projeto DramaTech: Games, Narrativas e Tecnologia, responsável pela ida dos estudantes à BGS 2023, promove reuniões todos os sábados, das 13h30 às 16h, nas dependências da própria Fatec Mauá, para discutir as inter-relações entre storytelling e as demais áreas do circuito de produção de um jogo digital. Os integrantes do grupo também têm se dedicado à confecção de um game, cuja demo será lançada no final de 2024.

 

O coordenador do projeto, Prof. Dr. Lucas Martins Néia, e os alunos Hebert Daniel Souza Simões de Oliveira e Victor Rojas, além dos já citados Gabriel Santana de Carvalho e Monique Ferreira Moraes (todos vinculados ao grupo), participaram recentemente de uma mesa redonda promovida dentro da programação da XXI Semana de Tecnologia da Fatec Mauá. Para este ano, DramaTech ainda prevê ações como a visita de alguns integrantes à Comic Con Experience (CCXP) e ida de todo o grupo à Vila de Paranapiacaba, em Santo André/SP – o distrito serve de inspiração para a ambientação do jogo em desenvolvimento no projeto.

 

 

Compartilhe